Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

G12: POR QUAL MOTIVO DIZEM QUE É HERESIA? - 2

.
.
(Leia a introdução aqui)
Antes de digitar sobre o assunto, digo que aceito críticas e costumo me dobrar aos argumentos quando os encontro totalmente embasados nas Escrituras Sagradas. Minha opinião está aberta às críticas construtivas e espero recebê-las.

Eu considero o cargo de presidente de Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil muito parecido com a hierarquia da igreja católica - não me refiro à doutrina, apenas ao organograma. Não sou contra os grandes templos e instituições, como é a estrutura que a Assembléia de Deus possui... Lá no topo da pirâmide, como mandatário - mor, está o querido irmão Pr José Wellington Bezerra da Costa...

Observando isso e meditando no Novo Testamento tenho a noção que a AD, na questão organizacional, está muito diferente das congregações que o apóstolo Paulo organizou nos primórdios da Igreja.

Reflitam: o apóstolo Paulo não tinha posição de mando igual nosso José Wellington, ele pregava de casa em casa, trabalhou para se sustentar... Timóteo respondia a Paulo, mas foi o próprio Paulo quem discipulou Timóteo e o colocou pregando em uma congregação que havia fundado. O mesmo ocorreu com Tito...

Pergunto: Quem o Pr José Wellington discipulou? Quais e quantas congregações ligadas à CGADB ele em pessoa fundou?

Apenas observo e comparado Atos dos Apóstolos com os dias atuais: não estou contra o irmão e querido Pr José Wellington, ou quem ocupar a cadeira futuramente, e não quero desrespeitar a instituição AD.

A minha conclusão, apenas, é que as congregações do tempo do apóstolo Paulo, fundadas por ele em pessoa, não eram como são hoje as nossas Assembléias de Deus: um pastor-presidente > pastores regionais > pastores de congregações.

Gosto de ponderar, e vejo que viver a fé filiado com a Assembléia de Deus, na estrutura que ela tem, ou servir ao Senhor, igual partes dos evangélicos batista, no esquema G12, não faz nenhuma diferença quanto à salvação se a alma do crente estiver crendo na autoridade do nome de Jesus como seu único Senhor e Salvador.

Frisando mais: Ser um crente pertencente ao G12, ou viver a fé no sistema estrutural AD, não interfere no sacrifício do Senhor Jesus, não esvazia o poder de salvação que Deus nos deu através do sangue de Cristo vertido na cruz.

Sigamos os exemplos dos crentes bereanos, e exerçamos a força de nossos raciocínios e não nos satisfaçamos, tão-somente, com tudo o que pregam e nos dizem ser o certo ou o errado. Abramos as páginas bíblicas no interior de nossos lares e leiamos o que Deus fala! Só abrir a Bíblia Sagrada dentro da congregação na hora do culto e dizer "amém" a tudo (sem meditação na Palavra) não convém aos servos do Senhor.

Geralmente quem é contra o G12 é alguém que está no topo da pirâmide ou, direta ou indiratamente, está se beneficiando bastante do que ela gera e esse benefício sempre vem de dos que estão nos mais baixos escalões dela. Nesta estrutura organizacional que a AD tem ,o dinheiro dos dízimos e das ofertas segue segundo às regras dos que estão no topo. Os tais são praticamente incomunicáveis com os que estão no patamar debaixo.

Nas congregações batistas, ligadas ao G12, isso não acontece, não existe cargo similar ao do Pr José Wellington, não há homens em cargos extremamente beneficiados, não há essa pirâmide hierarquica, todos os crentes batistas estão em um nível só.

Os crentes que estão no esquema de G12 tem seus dízimos e suas ofertas apenas para uso local, bem ao alcance dos seus olhos, tudo é usado às necessidades como o vidro do banheiro que se quebrou, uma nova pintura do salão usado para culto, novos bancos, financiamento para evangelizações... E são os membros que colocam, por votação, os irmãos nos cargos das lideranças da congregação, não é uma imposição externa e do escalão de cima.

Não estou contra e nem à favor desses dois sistemas estruturais, apenas teço as minhas ponderações. Os meus pensamentos são pensamentos que um assembleiano não lerá através de um escritor das literaturas das editoras BETEL, CPAD ou CENTRAL GOSPEL e talvez jamais ouvirá semelhante comparação em alguma pregação de alguém usando o microfone num púlpito assembleiano...

Mas quem abrir as Escrituras Sagradas também não encontrará condenação ao G12 no que tange viver em pequenas comunidades.

Faço votos que a vocalista do Diante do Trono, Ana Paula Valadão Bessa, continue louvando ao Senhor cantando. E, de igual forma a cantora Lília Paz. Que elas continuem adorando a Deus com suas belas vozes!

Faço votos que o humor dos teólogos pentecostais tradicionais deixem a Ana Paula Valadão Bessa cantar! E que não exista impedimento ao louvor da Lília Paz por parte das lideranças neopentecostais. Uma louva dentro do esquema G12 e a outra no esquema AD, mas Jesus é poderoso e misericordioso para salvar almas através do dom que AMBAS possuem! Vamos prestigiar o dom das duas cantoras evangélicas!

Pensem! Ser crente vivendo no esquema G12 ou dentro do esquema AD não torna ninguém satanizado ou santificado. Quem nos santifica é a Palavra de Deus.

Concluirei em breve essa reflexão.
.
.
.

E.A.G..[texto atualizado em 29/11/2007]

14 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

A restrição que tenho ao G12 é a condenação que seus líderes fazem de quem não serve pelo esquema, a excessiva reiteração de liderança para todos, a ênfase no número doze, o recorte em grupos, entre outros.
O modelo, em linhas gerais, é bom especialmente a motivação que um membro do grupo traz ao outro, mas a fórmula, como todas novidades surgidas há alguns anos já demonstra seu cansaço.

Catiguaense disse...

Uma reflexão interessante para um assembleiano.
Realmente o sistema hierarquico é exatamente o que a igreja não é, pois , segundo Jesus, ao contrário dos governantes seculares, somos todos irmãos (estamos no mesmo nível) e o único Pai(superior) é Deus.

Joao Cruzue disse...

.

Irmão Eliseu,

Gostaria de comentar seu artigo, do ponto de vista de um pastor da AD do Belém e do ponto de vista dos irmãos Batistas.

São duas formas de governos distintas. A forma de governo assembleana, católica, IURD, Deus é Amor, etc, chama-se "Congregacional", isto em miúdos há uma liderança maior aque as outras ficam submetidas. A Forma batista é mista. Tanto congregacional ( enquanto a igreja ainda não se auto-sustenta) e Local.

Entendo o ângulo de visão do irmão, mas existem outros que também devem ser considerados.

Se uma Igreja congregacionalista se dividir em grupos - como aconteceu na Corea, no tempo que o Pastor Paul Younggi Cho instituiu os Grupos Familiares, terá que enfrentar os mesmos problemas descritos no livro daquele Pastor.

Se por ventura o irmão cuidasse de um AD que tivesse muitos compromissos assumidos com pastores aposentados, viúvas de pastores, que não tiverem aposentadorias normais - e outros compromissos, ficaria muito difícil de administrar se se dividisse a Igreja em grupos concedesse autonomia para eles. Ainda mais trantando-se de Brasil.


Se com uma forma concentrada de poder já existem muitos "rachas" e divisões, imagine retalhar uma Igreja já formada e grande em centenas de células? Este sistema de crescimento seria adequado onde não existe Igreja, ou que esta estivesse começando.


A Igreja Batista, desde o começo adotou a forma de governo local, não em absoluto, mas a partir do momento que a congregação consegue pagar todas suas despesas, incluindo o sustento do pastor. Até este ponto ela também é "congregacional".

Irmão Eliseu, creio tudo deve ser feito na direção e vontade de Deus. Se a direção Dele é para dividir um campo em células, não há como impedir. Se não for assim que fique como Deus tem abençoado. Um fato porém deve ser considerado. Em tempos de guerra e perseguições é provado que a Igreja deve se subdividir e funcionar como Igreja Local, como foi o caso tanto da China quanto da Coréia.


Nos dias de Cristo, Em nenhum momento ele disse alguma coisa sobre a forma de governo do TEMPLO DE JERUSALÉM, embora os sacerdotes e levitas estivessem tão longe de Deus, que Cristo não chamou nenhum deles para fazer parte dos 12.

Sobre o G12, minha opinião é de que não tem nada de original nele. O primeiro trabalho de "células" que conheço, diferente do que muita gente deve pensar, não veio da Coréia do Sul, mas sim da China e foi organizado pelo Pastor Watchman Nee. Naqueles lugares, Deus deu direção segura àqueles homens porque a Igreja corria perigo.

Na China, no tempo da Revolução dos Boxers, quando os japoneses invadiram Xangai, o Pastor Nee já tinha organizado sua Igreja em "pequenos rebanhos" chamados Little Flocks" Quando os Japoneses entraram em Xangai, O trabalho do Pr. Nee, já possuia 500 "pequenos rebanhos". Depois veio a revolução comunista, e mesmo debaixo de enorme perseguição e assassinatos a Igreja subterrânea da China sobreviveu e cresceu. Basta ver as fotos e matérias publicadas em www.china4jesus.blogspot.com .

Mais veio o Pastor Paul Younggi Cho, que apenas trocou o nome para "grupos familiares". Os coreanos recém saídos da Guerra dos anos 50 fizeram isto, como medo da invasão da Coréia do Norte.


O G12, só alcançou a dimensão que tem, graças a anti-propaganda da Assembléia de Deus, que tem mania de ficar comentando excessivamente assuntos que não deveria. Isso chamou a atenção de todo mundo.

Embora haja muitas decisões e políticas erradas em ambos os lados creio que nenhum lider de Igreja vá querer dividir seu campo em células para seguir os modismos de cada época.

Termino afirmando que confio em Deus e na Bíblia Sagrada onde está escrito: Aquele que usa de engano não ficará dentro da minha Casa.

Assim como existem regimes de governo seculares diferentes:Presidencialista, Parlamentarista, ou de organização de Estado: Monarquia ou República, também não considero anti-bíblico o sistema congregacional de governa da Igreja.

O que importa é estar dentro da vontade de Deus. Não estando, tanto uma quanto a outra - seguirão o caminho do "buraco".

Respeitosamente,

João.

Paulo Silvano disse...

Caro irmão Eliseu,

Sinto-me honrado pelo seu recente comentário no meu blog.
Quanto ao tema proposto, tenho opinião semelhante a do irmão. Realmente a forma de governo, próxima do episcopalismo papal de Roma, adotada pela Assembléia de Deus, destoante da proposta defendida pela igeja sueca, que supervisionou os primórdios da AD no Brasil, tem o seu lado pernicioso, que desautoriza quaisquer combates a outras formas de estruturar a igreja, ainda que reconheçamos que estas possam tambem estar acometidas de flagrantes disfunções.
Permita-me indicar um texto que agrega nesse mesmo contexto: http://www.baciadasalmas.com/2007/a-cidade-invisivel-sobre-o-monte/

Um abraço
Paulo Silvano

Unknown disse...

A paz do Senhor, irmão Eliseu.

O maior problema no G-12 não é a sua forma de governo eclesiástico. As igrejas que abraçaram o G-12 manifestam um governo congregacional radical, onde a figura do pastor quase some do cenário eclesiástico. Há, em contrapartida, igrejas gedozistas que apresentam um líder centralizado, onde o episcopado se manifesta de maneira mais radical. As Assembléias de Deus, com a figura do pastor-presidente, lembra um governo episcopal, mas a nossa igreja teve um herança batista em sua forma de governo, que é oficialmente congregacional. Apesar dessa mitura congregacionalista e episcopal no cenário assembleiano, a nossa denominação não foi atingida fortemente por esse modismo.
Mas volto a repetir, o maior problema do G-12 NÃO é sua forma de dirigir a igreja (celúlas ou não-células). Mas cito os reais problemas do G-12:
a) Prática da regressão psicológica, na busca da cura-interior.
b) Ensino baseado em uma revelação.
c) Dizer que essa é A forma correta de trabalhar na igreja, pois quem não está nela é porque não entende a visão.
d) Misturar o as suas reuniões com outros ensinos de confissão positiva e teologia da prosperidade.
e) Entender adoração como uma prática mística.
f) Etc...


Portanto o G-12 é um perigo...

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

Elizeu Rodrigues disse...

Sabe, xará, meus pensamentos e entendimentos relacionados ao viver cristão nem de longe coadunam com o nosso costume e doutrina.
Sei que estamos distantes do que Jesus queria quando "chamou para fora" um povo crente e religioso como o judeu. Eles tinham a palavra, tinham a promessa, tinham um bom e excelente costume. Eles não se misturavam, todos para eles eram heréticos, inclusive em suas seitas. E Jesus "chama-os para fora", e eu acredito, da religião judaica.

Hoje eu prego isso: "Sair para fora da religião assembleiana", pois como os judeus, temos tudo, e por isso nos excluímos dos outros. Que luz é essa, que não se mostra? Concordo com seu comentário, querido, infelizmente, pois é duro "recalcitar contra os aguilhões"

Eliseu Antonio Gomes disse...

Elizeu

Amigo, creio que já saiba, mas quero relembrar que no Novo Testamento o termo igreja (ekklesia) nunca foi usado se referindo aos templos. A referência sempre aconteceu em relação aos convertidos ao cristianismo. Nós, crentes, com o passar do tempo adotamos ao vocábulo a conotação ligada aos prédios e também às denominações (Igreja Deus é Amor; Igreja Evangélica Assembléia de Deus; Igreja Batista; Igreja Universal; Igreja da Graça...).

Como já disse num dos três artigos sobre o sistema G12, sei que existem erros. E sei que existem falhas fora desse sistema também. São vários os críticos, ferrenhos, e bem intencionados, dos dois lados nas suas críticas, muitos contra e muitos à favor o G12. E penso que o melhor a fazer é procurar servir ao Senhor da melhor maneira possível, procurando discernir bem entre o que, realmente, são heresias e o que são apenas diferenças denominacionais.

Os movimentos que são de fato seitas heréticas não aceitam Cristo como Deus e nem como único Salvador . Os hereges negam a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus, não acreditam na sua inspiração divina e a rejeitam na sua característica de infabilidade. Usam outros livros e pessoas reputando a eles igual ou maior importância do que as Escrituras Sagradas.

Por falta de discernimento espiritual vários irmãos perdem tempo brigando entre si por causa de diferenças pequenas e sem importância. Nesta perca de tempo os verdadeiros movimentos heréticos estão crescendo sem que exista apologia cristã contra elas.

Abraço.

Anônimo disse...

A paz esteja convosco.
Conheço a palavra do Senhor e sei que ela é poderosa e o mapa que tem o caminho certo pro céu quem a conhese não vive uma vida de engano mais a verdade está em quem a tem...
E graças dou ao Senhor Jesus que não deixa os que tem compromisso com essa verdade andar em caminhos de engano.
Sou brasileira e moro em Portugal á cinco anos e sou pentecostal conheci um Pastor que é verdadeiramente um homem de Deus que tem compromisso com a verdade e com Jesus,os anos foram passando e percebi que de alguma forma a nossa igreja não crescia muitos passavam por dificuldades finanseiras e que tinha algo que não estava bem...
Pensava que era comigo mais comecei a orar falava muitas vezes "vamos fazer um culto de jovens" mais não se levava adiante "vamos fazer um culto para crianças"e era igual,mais um dia falei que queria começar em minha casa um culto uma vez por semana queria fazer algo para jesus queria convidar meus vizinhos começamos e no primeiro dia o filho do Pastor veio com um estudo na mão e o fez daquela forma que estava no papel achei estranho pois eu não tinha aprendido assim...
Até aí nunca tinha ouvido falar do G12 mais sabia que só o Pastor e sua familia que fazia algo na igreja e eram "lideres" estavam na frente de tudo e via que eles não tinha muita nossão daquilo que estavam a fazer até que o nosso Pastor se aliansou com um "Apostolo" que era um dos braços direitos de "Rene Terra Nova"

Anônimo disse...

Minha igreja faz parte do Porto mais a igreja do Apostolo era em Lisboa e uma vez fui até lá e aí é que vi aonde estava o erro da min ha igreja a placa era G12 comesei a pesquizar o que seria isso e a luz da palavra encontrei as mentiras desse movimento e a "visão " que não era a de Deus. Meus irmãos Deus não trabalha em cima de estrategias de homens e sim DÁ a estratégia para o homem

Anônimo disse...

por isso não deixe sátanás entrar com sapatinho de algodão em Galatas cap1 ver8E9 diz:MAIS,AINDA QUE NÓS MESMOS OU UM ANJO DO CÉU VOS ANUNCIE OUTRO EVANGELHO ALEM DO QUE JÁ TENHO ANUNCIADO,SEJA ANÁTEMA.
ASSIM COMO JÁ VO-LO DISSERMOS,AGORA DE NOVO TAMBEM VO-LO TENHO DITO
SE ALGUEMVOS ANUNCIAR OUTRO EVANGELHO ALEM DO QUE JÁ RECEBESTES SEJA ANÁTEMA.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezada Anônima

Eu penso que seu depoimento ficaria mais valioso com a sua identificação.

Eu não sou alguém que aderiu ao sistema G12, mas também não concordo com muitos que estão fora e "satanizam" esse formato de evangelismo.

Ao cristão não compete nenhuma espécie de generalizações. Contra ou à favor do G12. Tenho ouvido relatos bons e ruins. E isso acontece em todos os ramos do cristianismo porque o ser humano é falho, somos pecadores.

Abraço.

Anônimo disse...

Desculpe mais não foi enviado tudo ficou a faltar...
Moro no Porto mais a igreja desse Apostolo é em Lisboa entendi o porque quando fui até lá e vi a placa G12 e participei de uma reunião a luz da palavra vi muita coisa que não concordei quando voutei a minha cidade comecei a pesquizar sobre o G12 e fiquei totalmente assustada com que vi e ouvi sobre esse movimento...
O Senhor dá estrategias para o homem que anda segundo o seu coração,que anda na verdade,que tem uma vida de busca na palavra.
Em Galatas 1 ver8e9 diz:MAS,AINDA QUE NÓS OU MESMO UM ANJO VINDO DO CÉU VOS PREGUE EVANGELHO QUE VÁ ALÉM DO QUE VOS TEMOS PREGADO,SEJA ANÁTEMA.

Anônimo disse...

ASSIM,COMO JÁ DISSEMOS,E AGORA REPITO,SE ALGUEM VOS PREGA EVANGELHO QUE VÁ ALEM DAQUELE QUE RECEBESTES,SEJA ANÁTEMA. Por isso meu irmão não creio que vem de Deus pois se fosse não teria tantas coisas fora da palavra como grupo de 12 que faz doze e lideres sem formação e nem conhecimento da Biblia que está entrando de vagar em minha igreja e não em clara luz mais meu querido sei que erramos mais a palavra de Deus não nos deixa enganar,Deus conhece o coração do homem e trabalha da maneira que Ele quer e dá todas aa estratégias mais meu irmão Ele não tem variação nem a sua palavra tenho andade preocupada pois averiam falsos mestres e se o irmão conheser um gedosista saberá o que eu estou a falar aprendi ser como os crentes de bereia que observava e julgava a luz da palavra e não aceitava tudo como os crentes de Tessalonica, amo meu Pastor mais creio que o G12 é uma espécie de paixão cega estou a preparar um estudo e chamarei o meu Pastor para juntos sabermos o que é verdadeiro nessa história toda não sou G12 e nunca serei mais sim uma serva fiel ao Senhor e conhecedora da verdade e não de um evangélho misturado com invenções de homem...
Que a paz do Senhor esteja consigo e em todo esse Brasil que amo ,ore por Portugal queremos um País sadio sarado pois sei que pra isso o Senhor nos tem chamado para levar a palavra de Deus as nações!!!

Anônimo disse...

Ótimo texto!!

É muito importante que haja cristãos como vc que sabem conhecer algo antes de criticar e também se autocriticar!

Estou favoritando vc em meu blog.

Abraço!

http://amenidadesdacristandade.blogspot.com/