Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

FINADOS - VIUVEZ É SÓ PARA QUEM MORRE!

.

Pico do Jaraguá - São Paulo

Viúva é quem morreu: a frase tem alguma sensatez, porque depois que o ente querido se vai tudo em volta continua acontecendo. Para quem fica a vida continua.
.
O tempo se encarrega de confortar a perda e o futuro de trazer novas perspectivas. Quanto mais a data da separação se afasta mais a dor diminui. E que bom que é assim . Não há coração que suporte dentro do peito dor tão forte por tempo indeterminado.

Se conformar com a ausência de alguém importante não significa deixar de gostar dela, apenas significa driblar o imponderável.

No Dia de Finados as grandes cidades repetem sempre as mesmas coisas: os fabricantes de velas e vendedores de flores aumentam a lucratividade nos negócios; os cemitérios recebem multidões e a mídia, jornalística, faz coberturas absolutamente sempre iguais as feitas em anos anteriores.Cultivar a memória de alguém que se transformou apenas em cenas dentro das nossas memórias e render honrarias a ela é compreensível...

Os católicos acendem velas e fazem missas de 7º dia para quem se vai.
.
Os cristãos evangélicos vivem esse dia de forma diferente dos cristãos católicos. Não compram velas e nem são incentivados por seus líderes a visitarem tumbas. Os protestantes analisam o simbolismo das velas segundo uma interpretação na Bíblia Sagrada, em Hebreus 9.27. Esse texto bíblico diz que todos precisamos viver de maneira correta enquanto em vida porque depois do passamento cada um dará conta de si a Deus, não existe intercessão válida para resolver casos à posteriori.

Concluindo, tanto ao evangélico quanto ao católico ou pessoa de outra religião, para ter condições de viver o Dia de Finados de uma maneira confortável, sem dúvida, a melhor escolha a fazer é cuidar bem das pessoas que mais gostamos enquanto elas estão ainda vivas. Cultivar boas lembranças é um excelente tesouro para o futuro depois que partirmos ou os outros partirem.

Como a maior certeza que temos é que para morrer basta estar vivo, é primordial esforçar-se para ser completamente entendido em tudo. Nas relações com os entes queridos muito mais. É bom permitir que eles compreendam perfeitamente o quanto gostamos deles. Com palavras e gestos. Muitas vezes o que fazemos e dizemos são feitos e ditos como que por código e a pessoa que amamos não tem o decoficador que pensamos ter. Então, as declarações a atos ficam perdidos, caem em total esquecimento ou tornarem-se fomentos de amarguras.

Sejamos sábios. Façamos do hoje um motivo de felicidade ao amanhã, mesmo que apenas na lembrança. Demonstre interesse, dê um telefonema, faça visitas, troque calor humano, sorrisos. A simplicidade da vida é que a torna mais valiosa!


.
E.A.G.

Um comentário:

Raider disse...

Olá, Eliseu!

Agradeço imensamente por ter acessado e comentado em meu blog. Precisarei, depois, de algumas dicas de como torná-lo tão interessante quanto o seu. Em relação ao comentário do dia de Finados, realmente cada religião possui uma caraterística peculiar para celebrar este dia. O certo, como vc mencionou " é cuidar bem das pessoas que mais gostamos enquanto elas estão ainda vivas." Um grande abraço!