Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O ESTRITO SENTIDO BÍBLICO DO TERMO PAZ

Nós, evangélicos, temos como regra de fé e conduta a Bíblia Sagrada. São as Escrituras Sagradas foram escritas, originalmente, em hebraico e aramaico no Velho Testamento e em grego no Novo Testamento. E, geralmente, a palavra paz (shalom) tem em seu sentido uma profundidade muito ampla, que em nenhum outro idioma pode ser expressa num só termo.
.No Velho Testamento, shalom (paz), quer dizer estar completo, ter saúde, estar bem em todos os sentidos, ser feliz, é ter prosperidade. O uso bíblico de shalom é o completo bem estar, que se assemelha à paz no seu mais profundo significado. Paz com Deus, paz interior, paz com o próximo e com a natureza. E também no Novo Testamento, o termo paz (em grego koiné, eirene), tem o mesmo significado do Velho Testamento.
. A paz que Jesus mencionou, falada por Ele em aramaico e depois traduzida ao grego, era muito mais do que a ausência de brigas, guerras. Tinha o sentido do relacionamento de Deus com o ser humano, abrangendo a esfera espiritual e física.
. Fiquem nessa paz do Senhor!
.
.
Fonte: Auxílio ao Leitor / Dicionário, página 75 - Bíblia de Estudo Almeida (SBB)

.
E.A.G.

2 comentários:

Eduardo Neves disse...

Graça e Paz

Pr.Eliseu esta matéria é do mesmo teor que a minha "O Senhor é Paz" do dia 20/09.
Depois de uma olhadinha e veja.

Deus te abençoe.Amém.
Eduardo Neves.
http://panoramateologico.blogspot.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Eduardo

Apesar de gostar de usar a Palavra de Deus e meditar sobre ela, não sou um pastor. Muitos pensam assim como você...

E sobre seu tópico, quero dizer que seria muito bom se todos os evangélicos conseguissem ler esses versículos abaixo, que você usou no seu blog e pudessem compreendê-los e aplicá-los, usando o termo PAZ além do mero sentido de ausência de brigas, guerras.

Não sou adepto da Teologia da Properidade, mas não posso deixar de teclar, falar e clamar anunciando que PAZ também significa saúde e prosperidade!

“Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Lc 2.14

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Mt 5.9

“Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” (Is 48.17-18).

“Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.” Sl 34.14

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Gl 5:22

“SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras”. Is 26.12

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá”. Jo 14.27ª

“E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz”. Jr 29.7

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”
Is 26.3

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança”. Sl 4.8

Abraço.