Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 28 de agosto de 2007

A tecnologia, o tempo e a pressa dos cristãos


Você não está tão ocupado como acredita. Ou pelo menos é o que dizem os especialistas em estudos sobre o lazer. Eles insistem em afirmar que o tempo livre está aumentando. "Existe um grande abismo estre a percepção de realidade quando se trata do uso do tempo", disse John Robinson, diretor do Projeto Uso do Tempo Pelos Americanos da Universidade de Maryland. "Difícil é fazer as pessoas aceitarem isso".
.
Os estudos de Robinson demonstram que, durante uma semana de 168 horas, os homens trabalham uma média de 42 horas - isto é, sete horas a menos que em 1965. Há três décadas, as mulheres trabalhavam 39 horas e agora, apenas 31 horas. Simultaneamente, o tempo livre tanto para homens como para mulheres tem aumentado de 34 a 40 horas por semana.
.
Então, por que parece que não existe um minuto sobrando? Uma explicação para isso é a televisão: "Para cada hora extra de tempo livre que os americanos têm ganhado desde 1965, eles gastam uma hora extra assistindo televisão", disse Robinson. "A televisão pode fazer com que a pessoa não se dê conta do tempo livre adicional."
.
Uma cultura que promove a satisfação instantânea também ajuda a explicar porque a vida parece ser mais agitada do que é na realidade. "Nós queremos ter tudo com rapidez - comida rápida, revelações de fotos (*), saldo bancário pelo telefone e internet (**). Interiormente, nos sentimos apressados. E as pessoas ficam mais agitadas quando se sentem pressionadas pelo tempo", disse Geoffrey Godbey, um professor dos Estudos do Lazer da Universidade de Penn State.
.
O problema não é a falta de tempo, disse Godbey, mas o auto-engano. "Aceitar ficar sentado vendo televisão com uma lata de cerveja é como admitir: 'Não tenho vida interior'. As pessoas continuamente subestimam seu tempo livre e superestimam demasiadamente suas horas de trabalho. Elas estão se iludindo." (The State).
.
Que verdade surpreendente! Estamos vivendo uma ilusão se seguimos os passos do caminho do mundo. O profeta Isaias fala da salvação de Sião e declara: "...aquele que crer não se apresse" (Isaias 28.16b - ARC). E em seguida 52.12 lemos a instrução: "Porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda". A razão pela qual, como crentes, não temos que ser apressados é porque aproximamos da eternidade. O tempo já não existirá. Portanto, fique tranqüilo e gaste seu tempo com o Senhor ao invés de viver com tanta pressa.
.
Arno Froese
Chamada da Meia Noite - nº 3 - março de 1998
.
-----------
[*] - Revelação de fotos em uma hora | [**] - Saldo bancário pelo telefone.
.
Obs: nesta janela de 9 anos as máquinas digitais são mais agéis e nos mostram resultados nos segundos seguintes ao clique. E o telefone para consulta de saldos estão quase que totalmente trocados pela internet, via celulares e pcs, notebooks.
.
A tecnologia, sem pressa, está em constante evolução!
.
E.A.G.

Nenhum comentário: