Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Sou teísta, graças a Deus!

Nietzsche .
E disse Nietzche: Deus está morto. 

Deus está morto (Gott ist tot em alemão) é uma frase muito citada do filósofo Friedrich Nietzche ( 1844-1900). Aparece pela primeira vez em Die Fröhliche Wissenschaft (A Ciência Gaia), na seção 108 (Novas Lutas), na seção 125 (O Louco) e uma terceira vez na seção 343 (Sentido da Nossa Alegria). Uma outra instância da frase, e a principal responsável pela sua popularidade, aparece na principal obra de Nietzsche, Assim Falou Zaratustra. 

Also Sprach Zarathustra (Assim Falou Zaratustra) é um livro que foi iniciado em 1885, que influenciou significativamente o mundo moderno. O livro foi escrito originalmente com três volumes separados em um período de vários anos. Depois, Nietzsche decidiu escrever outros três volumes mas apenas conseguiu terminar mais um, elevando o número total de volumes para quatro. Após a morte de Nieztzsche, ele foi impresso em um só volume. 

Os dois volumes finais não terminados do livro foram planejados para retratar o trabalho missionário de Zaratustra e sua eventual morte. 

Assim Falou Zaratusta narra as andanças e ensinamentos de um filósofo, que se auto-nomeou Zaratustra após a fundação do Zoroastrismo na antiga Pérsia. Para explorar muitas das ideias do autor, o livro usa uma forma poética e fictícia, frequentemente satirizando o Novo Testamento. 

O centro de Zaratustra é a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de Übermensch, literalmente, o homem "além-do-homem", normalmente traduzido como "super-homem". O nome é um dos muitos trocadilhos no livro e se refere mais claramente à imagem do sol vindo além do horizonte ao amanhecer como a simples noção de vitória.

Strauss 
Amplamente baseado em episódios, as histórias em Zaratustra podem ser lidas em qualquer ordem. Zaratustra contém a famosa frase "Deus está morto", embora esta também tenha aparecido anteriormente no livro A Gaia Ciência.

Assim Falou Zaratustra: a música

Ela foi composta em Munique, no ano de 1864, por Richard Strauss.

Sobre ela, disse: "Não pretendi escrever música filosófica nem retratar musicalmente a grande obra de Nietzsche, minha intenção foi dar, através da música, uma ideia do desenvolvimento da raça humana desde suas origens, através das diversas fases da evolução... (sic)  até a ideia do super homem.

O tema de Nietzsche, a busca da sabedoria por Zarathustra, perpassa toda a partitura de Strauss.

Ultimate Gospel foi lançado em 2007, contendo 25 louvores.

O cantor Elvis Presley usou Assim Falou Zarathustra nas aberturas de seus shows em Las Vegas. Fez uso dela mais por amor a boa música, pois possuía influências da cultura evangélica, não fez uso dela pelo fato da teoria ateísta.

Kubrick.

E não é de se surpreender que, em 1968, Stanley Kubrick - cineasta - tenha usado-a com muita eficácia como trilha sonora em seu filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, que versa sobre a Humanidade e seu destino.

Bem, de tudo isso conclui-se, que:

• Nietzsche está morto;
• Richard Straus está morto;
• Elvis Presley está morto;]
• Stanley Kubrick está morto.

E Deus? O mundo e algumas das suas filosofias ateístas afirmam categoricamente que Deus está morto. Mas essa declaração de deboche nunca passará de um mero deboche. Todos aqueles que, direta ou indiretamente se vão do mundo dos vivos, estão sete palmos abaixo do solo.

E.A.G.

Nenhum comentário: